Ulisses Correia e Silva Confiante no Futuro de Cabo Verde

Wednesday, June 1, 2022

Ulisses Correia e Silva mostrou-se confiante no futuro de Cabo Verde, durante o seu discurso de abertura no Ciclo de Conferências do partido "Desafios Transformacionais Emergentes", realizado, ontem, 31 de Maio, que contou com uma alocução inicial do Presidente do Fórum, Olavo Correia, as Conferências do conceituado analista politico português Marques Mendes, da Secretária de Estado para o Ensino Superior, Euridice Monteiro e participação de vários dirigentes, militantes e quadros do partido e da sociedade.

Para Ulisses Correia e Silva, este ciclo de conferências é um bom momento de reflexão sobre a realidade do país e do mundo, em tempos complexos e imprevisíveis. A história do MpD é marcada pela ideia da transformação, de que são marcos importantes o Programa Politico de 1990 e as reformas políticas, económicas e sociais dos anos 90 que fundaram os alicerces em que se desenvolve o país. Precisamos promover a emergência de uma elite desenvolvimentista e cosmopolita, no país e na diáspora, que seja capaz de contagiar a sociedade e provocar as mudanças necessárias neste mundo global, marcado pela inovação e pelo digital, enalteceu o Líder do MpD e Primeiro Ministro.

O Presidente do MpD apelou a uma atitude de maior ambição dos quadros e da sociedade face aos desafios do país, que exige de todos, sentido estratégico, com forte aposta no investimento no capital humano, concorrendo para a formação de uma massa critica dinâmica e comprometida com Cabo Verde.

Para o Líder do partido da Liberdade e da Democracia, a nossa cultura, identidade e história, assumem-se como pressupostos fundantes da nossa afirmação no mundo. Somos um país pequeno, mas com inegável utilidade no contexto global, mercê da nossa posição geoestratégica, da nossa democracia e índice de desenvolvimento humano, para não falar do potencial a nível do turismo, da transição energética ou da inovação digital, ideia também suportada pelo conceituado analista português Marques Mendes, que enalteceu a relevância de Cabo Verde, enquanto país útil e confiável no contexto global.

Ulisses Correia e Silva apelou, ainda, à tranquilidade na gestão do ciclo politico e governativo, que deve exigir dos diferentes atores, sentido estratégico e de compromisso, que extravase os mandatos eleitorais, promovendo politicas que garantam a sustentabilidade do país. É nossa obrigação influenciar e  liderar a agenda pública por via de ideias e de construção de uma visão e politicas de longo prazo.