Semana da Liberdade: Plantação de 32 árvores no Canteiro da Liberdade

Saturday, January 14, 2023

No âmbito da Semana da Liberdade fizemos a plantação de 32 árvores fruteiras no "Canteiro da Liberdade" na UniCV, simbolizando os 32 anos de Liberdade e Democracia em Cabo Verde.

O Mundo tem enfrentado uma compilação de crises que se juntam e multiplicam os seus efeitos. Uma destas crises é a ambiental que nos afeta de forma particular.

Assim, neste contexto, mas tendo também em conta a relevância que o ambiente tem no nosso contexto económico - turismo como principal motor -, pareceu-nos relevante dar uma atenção ao tema Ambiente.

Por outro lado, a recente onda de ataques à Democracia, com o surgimento de manifestações populistas da extrema esquerda, mas também da direita, fizeram surgir o entendimento de que a Democracia nunca é uma obra acabada, deve ser permanentemente protegida, cuidada e aprimorada. São exemplos disso a invasão do Capitólio, nos EUA, e mais recentemente a invasão da sede dos 3 poderes, no Brasil.

Neste contexto, pensamos ser relevante a analogia entre um canteiro, as plantas e a Liberdade e a Democracia. As plantas (sobretudo as fruteiras) precisam de ser cuidadas, tratadas e regadas para que se mantenha vigorosas e possamos colher os seus frutos.

A Democracia é igual.

A partir de agora  vamos, a cada 13 de Janeiro, plantar mais uma árvore neste canteiro.

#13dejaneiro #MPD #liberdade #luiscarlossilva #caboverde