Posicionamento do MpD sobre o processo de venda do Liceu da Várzea

Saturday, August 26, 2023

O caso do Liceu da Várzea

Bom dia Senhoras e Senhores Jornalistas,

Convocamos esta Conferência de Imprensa para abordar as declarações feitas pelo Presidente do PAICV a respeito do processo de transferência do Liceu da Várzea para uma nova localização no Taiti. Estamos aqui para transmitir a nossa posição e manifestar nossa profunda preocupação com o que consideramos ser uma tentativa de colocar em risco os superiores interesses de Cabo Verde.

O PAICV ao trazer à tona a transferência do Liceu da Várzea, camuflado de preocupações com os alunos e a qualidade das instalações, está na verdade a revelar a sua verdadeira agenda.

Suas ações ao longo desse processo, incluindo suspeitas infundadas e polêmicas, sugerem um objetivo que vai além das preocupações educacionais. Para além da contestação ao processo do Liceu, tentaram através da Câmara Municipal, manchar o processo com toda a celeuma à volta do campo de ténis.

Instamos o PAICV a adotar uma postura transparente e verdadeira, colocando os interesses de Cabo Verde à frente de qualquer agenda partidária. Em vez de camuflar suas motivações, é hora de revelar claramente suas intenções e agir em prol do desenvolvimento e do bem-estar de nosso país.

Reafirmamos nosso compromisso com os superiores interesses de Cabo Verde, que incluem a construção da Embaixada dos Estados Unidos. Os Estados Unidos desempenharam (e desempenham) um papel crucial no nosso desenvolvimento, seja por meio de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) ou pelo facto de acolher a maior comunidade cabo-verdiana na diáspora. 

Os cabo-verdianos bem sabem o que estamos a dizer.

Assim, com a frontalidade que nos caracteriza, defendemos que Cabo Verde deve criar as melhores condições para a instalação desta Embaixada, solidificando ainda mais as nossas relações bilaterais.

A transferência do Liceu da Várzea faz parte de um processo complexo que, pela sua dimensão e impacto, devia merecer uma abordagem consensual. A decisão dos Estados Unidos de construir sua embaixada significa o “upgrade” da nossa relação e é a manifestação de uma aposta clara e inequívoca em Cabo Verde. Este facto é, por si só, a prova de confiança em nossa nação e motivo de regozijo pois estamos a ganhar relevância e notoriedade no quadro da geopolítica global.

Quando ao atual Liceu da Várzea, estamos a falar de uma infraestrutura ultrapassada pelo tempo e em alto estado de degradação, que requer um investimento significativo para oferecer um ambiente educacional mais adequado aos níveis que ambicionamos.

Quando a transferência do Liceu, o que na verdade, foi alienado foi um trato de terreno de 12,936 m2 onde a escola se encontra edificada. Os recursos recebidos foram destinados à construção de um novo liceu no Taiti, com todas as valências que um liceu moderno requer. A verba permitirá ainda a requalificação e ampliação de mais três escolas básicas da várzea e terra branca. Portanto, os atuais alunos do Liceu da Várzea e os das Escolas Básicas, graças a este processo, vão ganhar novas e modernas infraestruturas, com mais e melhor valência, para alegria de todos, pelos vistos, menos do PAICV.

Mas o foco deste processo deve permanecer na sua dimensão estratégica, em vez de simples cálculos aritméticos ou financeiros. A presença de uma embaixada dos Estados Unidos no nosso país impulsiona nossa reputação internacional e tem implicações muito além de meros números.

É lamentável que o PAICV opte por politizar esse assunto crucial para Cabo Verde. Pedimos que eles revejam suas prioridades e se concentrem no que é realmente relevante para o desenvolvimento de nossa nação e o bem-estar de nossos cidadãos.

Para terminar, referir que o Presidente do PAICV perdeu uma oportunidade de explicar aos Cabo-Verdianos o paredeiro dos cerca de 250 mil contos recebidos pela Câmara Municipal da Praia pela venda do Clube de Ténis.