Posicionamento do MpD sobre o balanço do 2º Aniversário de Governação

Tuesday, May 23, 2023

Convocámos esta conferência de imprensa para reagir à declaração ao País do sr. Primeiro-Ministro assinalando os dois anos de governação nesta legislatura. 

Gostaria de começar reafirmando nosso total alinhamento com as palavras do Primeiro-Ministro e agradecendo a confiança que os Cabo-Verdianos depositaram no MpD.

Não podemos deixar de sublinhar que o MpD conseguiu a renovação do mandato dentro de um contexto de crise sem precedentes, com uma recessão de 19%, com aumento do desemprego e da pobreza.

Foi graças a uma relação de confiança estabelecida com o povo, graças à capacidade de trabalho demonstrada, na competência e seriedade com que enfrentamos esses desafios e a convicção de que obteríamos resultados positivos, conseguimos o voto de confiança da maioria absoluta dos Cabo-Verdianos.

Esses dois anos têm sido dedicados ao fortalecimento dessa confiança. 

O governo implementou uma série de medidas e políticas que permitiram a superação das dificuldades enfrentadas e a recuperação econômica. Os equilíbrios macroeconômicos foram restaurados, o déficit está em redução, bem como, o desemprego e a pobreza. Além disso, nossas reservas externas estão a aumentar e testemunhamos uma retomada expressiva do turismo. 

Esses resultados não apenas protegem o país da exposição à dívida, mas também nos proporcionam uma maior capacidade de intervenção social e investimentos públicos.

É importante ressaltar que, não obstante as dificuldades, conseguiu-se implementar o maior estado social da história de Cabo Verde. Isto é obra, isto é sensibilidade social. 

O MpD reconhece que os resultados têm sido muito positivos, mas também acreditamos que podemos conseguir ainda mais. 

Com a resolução do problema da conectividade interna, com a redução do risco fiscal e os custos de ineficiência que o SEE (Setor Empresarial do Estado) representa, com mais investimentos no setor digital e com aceleração da transição para fontes de energia renovável e a diversificação de nossa economia, continuaremos este ciclo de crescimento e o podemos acelerar ainda mais. 

Temos um governo que se tem demonstrado consistente e determinado em percorrer este caminho.

Diante disso, e acreditando que estamos de volta a um quadro de normalidade, estamos em condições de reafirmar nossos compromissos com os Cabo Verde: duplicar o rendimento per capita dos Cabo-Verdianos numa década, eliminar a pobreza extrema e manter o desemprego abaixo de um dígito. 

Sabemos que esses objetivos são ambiciosos, mas com o apoio do povo cabo-verdiano e nossa determinação, estamos confiantes de que podemos alcançá-los.

Agradecemos novamente a confiança depositada em nós e estamos comprometidos em continuar trabalhando incansavelmente para garantir um futuro próspero e sustentável para todos os cabo-verdianos.

Muito obrigado.

Luis Carlos Silva,

Secretário-Geral do MpD.