POSICIONAMENTO DO MpD SOBRE AS POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE DE SANTIAGO NORTE

Friday, February 16, 2024

Comunicado de Intervenção (CI) para repor a verdade sobre os factos mencionados pelos Deputados do PAICV de Santiago Norte:

Na sequência da comunicação dos Deputados do PAICV de Santiago Norte, em representação dos Deputados do MPD pela região, vimos por este repor a verdade e esclarecer a opinião pública:

Compromisso com a Juventude:

Contrariando a alegação de desprezo pela camada jovem, é importante destacar que o Governo tem demonstrado um compromisso sólido com a juventude de Santiago Norte. A taxa de desemprego tem diminuído devido às políticas ativas de empreendedorismo jovem, formação profissional e bolsas de estudo. Mais de 7000 jovens foram formados, com mais de 4000 estágios profissionais realizados e mais de 1300 projetos de empreendedorismo apoiados, refletindo um investimento significativo no futuro da nossa juventude.

A nível das Infraestruturas:

Reconhecemos os desafios enfrentados em relação às infra estruturas, mas ressaltamos os esforços contínuos para reverter esse cenário. Projetos de requalificação urbana em todos os municípios da região, desencravamento das localidades, construção de orlas marítimas, estradas asfaltadas, construção Centros de saúde e USBs, reabilitação e construção de escolas, arranque da asfaltagem da estrada

ramal/são Jorge/longueira, está em curso, e relativamente ao POT foi destinado aproximadamente um milhão e oitocentos mil contos demonstrando um compromisso claro com o desenvolvimento da região.

Agricultura

Ao contrário das alegações feitas, o Governo tem implementado medidas de apoio à agricultura, como a subvenção para aquisição e instalação de sistemas de irrigação gota-a-gota, beneficiando centenas de agricultores em Santiago Norte, além da instalação de painéis solares para impulsionar a produção agrícola.

Educação e Formação Profissional

Além dos números expressivos de formação profissional e estágios realizados  na região, destacamos também a construção da residência estudantil em Pedra Badejo, que visa proporcionar melhores condições de alojamento para os estudantes e promover o acesso à educação.

Sobre Habitação, nos últimos 3 anos, em SN foi reabilitada e construída:

Em SLO 132, SSM 162, Santa Catarina 132, Santa Cruz 132, Tarrafal 163, São Miguel 162. O governo já lançou concurso público para construção de habitações sociais em SN, nomeadamente: SSM, Sta Catarina e São Miguel.

Além disso, estamos comprometidos com a melhoria do fornecimento de água domiciliar, estando próximo de atingir uma cobertura de 80% no município de São Lourenço dos Órgãos e com projetos em curso nas zonas altas atingiremos 95% de ligação domiciliar no município.

Reafirmamos o compromisso do MPD com o desenvolvimento e o bem-estar da nossa região. Estamos focados em promover medidas de políticas e iniciativas que impulsionem o crescimento econômico, criem oportunidades de emprego e melhorem a qualidade de vida dos nossos cidadãos em Santiago Norte. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para alcançar esses objetivos e responder às necessidades da nossa comunidade.