Posicionamento do MpD sobre as declarações do presidente da Câmara Municipal de São Filipe

Monday, November 21, 2022

Convidamos a comunicação social para, em nome da diplomacia institucional, posicionarmos sobre a conferência de imprensa dada pelo presidente da Câmara Municipal de São Filipe, na sexta-feira passada, dia 18 de novembro, a ameaçar o embargo da obra da asfaltagem da Cidade de São Filipe.

Perante esta situação, queremos esclarecer que, neste momento, decorre, na subida que dá acesso ao bairro de Santa Filomena, a execução de um canal de drenagem das águas pluviais, de forma a dar continuidade ao canal existente, reabilitado no âmbito da empreitada. 

Como método construtivo para a concretização do mesmo, a empresa responsável pela empreitada usou uma estrutura modelar em aço (tambores), como forma de cofragem perdida, envolvida em betão, em todo o seu desenvolvimento, garantido a secção útil e indispensável para o escoamento da água nessa vala de drenagem, de apenas 100 metros, que estão incluídas na asfaltagem e requalificação de 7 km de ruas da cidade de S. Filipe.

Tendo em conta o alarido criado à volta dessa questão, foram recolhidos vários pareceres técnicos, juntos de vários escritórios de engenharia civil no país, que confirmam que o uso desse material para este fim é uma solução funcional e sustentável.

Segundo a empresa construtora do projeto, a não criação dessa alternativa para a modelagem da vala de drenagem poderia fazer com que a obra em causa tivesse de ser suspensa por 6 ou mais meses, tendo em conta a escassez dos materiais normalmente usados para esse fim no mercado nacional, por questões de logística.

Perante esse facto, estranhamos a posição do presidente da Camara Municipal de São Filipe, senhor Nuias Silva, que precipitadamente, sem se preocupar em se informar junto da empresa construtora, se baseia no amadorismo e no desconhecimento de assuntos técnicos, que lhe ultrapassam, para criar episódios do alarmismo social, com um único propósito de tirar dividendos políticos, convocando a imprensa para dar uma conferência, ameaçando embargar a obra, usando de expressões menos cordiais  e de desrespeito institucional, dizendo que o governo faz “tchacota” com a ilha do Fogo.

Com esta fuga em frente do Nuias Silva, esperamos que ele não tenha a lata de participar no ato de inauguração da requalificação e asfaltagem da cidade de S. Filipe, um investimento de 250 mil contos, financiado pelo Governo, no âmbito do programa PRRA.

Também deveria escusar-se de participar na inauguração de outra obra em execução, que é a requalificação do Centro Histórico de S. Filipe, no valor de 98 mil contos, financiado pelo Governo.

Entendemos essa fuga em frente do presidente da CM de S. Filipe, Nuias Silva, como forma de se esconder, pela vergonha diante da sua incompetência na materialização dos seus projetos prometidos para São Filipe.

“Txacota” é estarmos com dois anos de mandato do Sr. Nuias Silva, sem que tenha inaugurado nenhuma obra substancial, ficando apenas pela conversa e promoção pessoal nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais da edilidade.

Ainda, gostaria de lembrar a todos que quem anda a fazer “txacota de São Filipe é o senhor Nuias Silva, que apanhou um amontoado de lixo (relva), retirado do estádio de 5 de julho, para relvar o campo de Saltos, assim para fazer “tchacota” das gentes dessa localidade e arredores.

Nuias Silva é um presidente oportunista de todas as obras e eventos do governo e da sociedade civil, quando estes lhe convierem, com o único propósito de se promover e se gabar.

Enquanto Coordenador da Comissão Política Concelhia de São Filipe e deputado nacional, estaremos sempre atentos, exigindo sempre, do Governo e dos nossos parceiros, o melhor para o nosso concelho e para a nossa ilha do Fogo.