POSICIONAMENTO DO MpD SOBRE A POLÍTICA DOS TRANSPORTES

Thursday, January 18, 2024

O PAICV desespera por más notícias. Deseja que as coisas corram mal para poder aparecer. Até uma avaria num barco, durante uma viagem, passou a ser motivo para o PAICV fazer barulho e tentar lançar confusão.

A nós, o que nos motiva é trabalhar e falar a verdade aos cabo-verdianos. Hoje queremos falar sobre a situação real dos transportes aéreos e marítimos em Cabo Verde e em São Nicolau. E queremos falar de soluções, de propostas de melhoria. 

Assim:

No setor dos transportes aéreos:

- conseguimos salvar os TACV Cabo Verde Airlines da gestão danosa dos Governos do PAICV, liderados por José Maria Neves. Relembramos que a maior vergonha de Cabo Verde foi ter um avião dos TACV “preso na tchon” de Holanda, por culpa da má gestão do PAICV;

- depois salvamos novamente os TACV Cabo Verde Airlines da crise da covid. Todas as companhias do mundo sofreram com a covid, pois o mundo parou, as viagens foram simplesmente proibidas. Várias companhias aéreas foram à falência, mas essa pequena e grande companhia, a Cabo Verde Airlines, com o apoio de todos, e com a liderança do MpD, sobreviveu e está a dar a volta por cima: hoje já voa para Portugal, França, Itália e em breve voará para os Estados Unidos e para o Brasil. Hoje os TACV prestam um excelente serviço, com preços melhores que a concorrência e podemos estar todos orgulhosos da nossa companhia de Bandeira.

- os transportes aéreos inter-ilhas também sofreram com a covid. Pois, lembramos que tal como o mundo, Cabo Verde também parou e as viagens também foram proibidas. A Binter foi-se embora mas o país não ficou um único dia sem voos. De um país irmão, conseguimos trazer a Bestfly, e os voos não pararam. Claro que este processo não tem sido fácil. Claro que nem tudo está bem. Claro que precisamos de mais e de melhor. Queremos e precisamos de mais voos, pois queremos desenvolver a nossa economia. E acreditamos que a nova lei, já aprovada, de criação do serviço público de transporte aéreo, vai garantir mais ligações para ilhas como São Nicolau e Maio, pois o Governo vai subsidiar e assim garantir que tenhamos mais voos inter-ilhas. 

- São Nicolau têm tido normalmente 2 voos semanais, com aumentos nas épocas altas.

Por exemplo, neste momento, São Nicolau tem 3 voos semanais (2 da Praia e 1 do Sal, ida e volta). 

Desde Abril de 2023, São Nicolau tem 2 ligações diretas marítimas semanais com São Vicente, 2 com o Sal,  que depois seguem para Boa Vista e Praia. Estas ligações estão na lei, publicadas no Boletim Oficial, com dia e hora, e regra geral a CV Interilhas tem cumprido, salvaguardando algumas exceções, como por exemplo nos casos de mau tempo.

Ou seja, de forma regular, no mínimo dos mínimos temos voos às segundas-feiras e quintas-feiras e barcos às segundas, quartas, sextas e domingos com a CV Interilhas graças ao serviço público de transporte marítimo. No mínimo dos mínimos temos 5 dias por semana com ligações aéreas ou marítimas para Praia, São Vicente e a ilha do Sal.

E podemos ainda adicionar as viagens, de 15 em 15 dias que a companhia Polar faz com o navio Interilhas. Bem como adicionar a viagem quinzenal da CV Interilhas São Vicente-São Nicolau-Praia. E sabemos todos que nas épocas altas há reforço dos voos e das viagens da Polar.

Mas o PAICV diz que sobre a situação dos transportes, entre outras coisas, que estamos isolados, num falhanço sem retorno, que a situação atual é caótica, impedindo a normal circulação de pessoas e bens.

Nada mais falso! Mentiras, propaganda falsa, demagogia e populismo, puros do PAICV.

A verdade é que ainda não estamos onde queremos, mas estamo muito melhores do que no tempo do PAICV.

Vamos aos fatos:

Amanhã, por exemplo, teremos a Polar que chegará da Praia com o navio Interilhas e de seguida seguirá viagem para São Vicente. Hoje mesmo, já tivemos o voo do Sal, ida e volta.

Ainda hoje mesmo, chegará à tarde em São Nicolau, o Dona Tututa, da CV Interilhas. Vem de São Vicente e partirá à tardinha para a Praia. Amanhã à noite teremos novamente o Dona Tututa a chegar de São Vicente e depois irá para Sal, Boa Vista e Praia e estará aqui novamente na viagem de regresso no Domingo indo depois para São Vicente. 

Na próxima semana recomeçará tudo de novo, com viagens do Dona Tututa e da Bestfly, já na segunda-feira. E continuaremos com viagens de barco ou de avião na terça, quarta, quinta, sexta e domingo. 

Esta é a programação normal, regular. Por isso tudo, uma palavra nossa de apreço aos tripulantes e todos os funcionários da CV Interilhas, da Polar, do Mar d’Canal, do Marliso, também da Bestfly, da Cabo Verde Airlines, enfim de todas as companhias marítimas e aéreas que ligam incansavelmente estas nossas ilhas entre si e ao mundo. A todos que trabalham nos setores dos transportes aéreos e marítimos o nosso muito obrigado! 

O resultado do esforço de todos, da estratégia e da ação do Governo em termos de números é bastante claro: nos transportes marítimos, em 2016, o número de passageiros movimentados no porto do Tarrafal foi de 20.763 e no ano que agora terminou, 2023, foi de 54.734, ou seja mais do que o dobro, um crescimento de 163%. Mas o PAICV acha que estamos piores agora. O PAICV acha que no tempo em que tínhamos viagens para o Sal de 15 em 15 dias com o navio Ribeira d’Paúl estavamos melhores do que agora com 2 viagens por semana e com o navio Dona Tututa. 

O PAICV acha que no tempo em que se esperava meses e mais meses para se transportar um contentor para São Nicolau é que estavamos melhores.

Coisas do PAICV, que mais ninguém consegue entender. São por essas e outras que a cada dia que passa, o PAICV vai perdendo, pouco a pouco, a credibilidade que ainda lhe resta. 

Estamos numa situação incomparavelmente melhor que no tempo do Governo do PAICV.

Mas ainda não estamos satisfeitos. Queremos fazer mais e melhor. Precisamos fazer mais e melhor, especialmente com as ligações aéreas, especialmente nas épocas altas como o verão ou o carnaval. Precisamos de mais voos, mas também precisamos de poder comprar as passagens, quer de barco, quer de avião, mais cedo. 

Assim fazemos um forte apelo ao Governo, juntamente com os nossos parceiros dos sectores aéreos e marítimos: que passem a disponibilizar a venda das passagens ao público e agências com maior antecedência; que se aumente os voos para o carnaval e o verão desde já; que o serviço público de transporte aéreo entre em vigor o mais rapidamente possível para que ilhas como São Nicolau ou Maio possam ter mais voos ao longo de todo o ano e não apenas nas épocas altas; e finalmente que o Governo analise uma solução para a questão da atracagem no cais do Tarrafal em dias de vento. Essa questão tem prejudicado e muito a ilha de São Nicolau e deve ser analisada com a máxima prioridade.

Para terminar, queremos dizer que aguardamos tranquilamente mas com muita expetativa: pela retoma dos voos da Cabo Verde Airlines para os Estados Unidos e para o Brasil; pela vinda dos 2 novos barcos que o Governo comprou para reforçar as ligações inter-ilhas; pela chegada do avião da Guarda Costeira dedicado a evacuações, patrulhamento, buscas e salvamento; pela construção do terminal de passageiros no cáis do Tarrafal, que faz muita falta; e pela chegada a Cabo Verde de uma companhia aérea low cost.

Com a realização de todas essas medidas de política, certamente que estaremos a contribuir ainda mais para a melhoria do sistema de transportes em Cabo Verde.

2024 será um ano de aceleração da economia e de grandes melhorias no setor dos transportes que é absolutamente fundamental para o país e para a vida de todos.

Muito obrigado! 

Nelson Brito