POSICIONAMENTO DO MpD SOBRE A CI DO PAICV - sobre a questão da água na zona de Ribeira Seca

Tuesday, February 13, 2024

MOVIMENTO PARA A DEMOCRACIA

COMISSÃO POLÍTICA REGIONAL DE SANTIAGO NORTE

Conferência de Imprensa,

Caros profissionais da comunicação social, Bom dia,

Na sequência da Conferência de Imprensa, proferida pelo PAICV da região de S. Norte, convocamos esta conferência de imprensa, para esclarecer que o PAICV não tem moral para falar, da situação de penúria de água para agricultura e consumo na Ribeira seca, nem do abandono de atividade agropecuária na ilha de santiago, porque este partido é o principal responsável do surgimento destas situações.

1-Portanto, a falta de água para agricultura, na bacia hidrográfica da ribeira seca e em Santiago Norte, não é fruto do acaso, mas sim, resultado de uma política de mobilização de água para agricultura falhada, promovido pelo PAICV durante 15 anos da sua governação.

2-Pois durante 15 anos da sua governação, o PAICV gastou 44 milhões de contos, na sua política falhada de agronegócio, sendo 5 milhões, na construção de barragens, num país de clima seco como Cabo Verde, em que a chuva é escassa.  

3- Por isso, em vez de transformar a agricultura numa atividade sustentável e resiliente, capaz de promover o emprego, o rendimento e a melhoria de qualidade de vida de homens e mulheres do campo, o PAICV provocou a saída de 40 mil habitantes do campo para a cidade a procura de uma vida melhor. Enfim quanto a política de mobilização de água para a agricultura, o PAICV não tem lição a dar, porque falhou redondamente. 

 Ainda é importante sublinhar, que o PAICV não tem moral para falar, do desenvolvimento de S. Norte, porque em vez de aproveitar as potencialidades da região, nomeadamente de ser a segunda maior região do país, com cerca de 120 mil habitantes, de possuir condições favoráveis, que lhe permite almejar ser o celeiro de Cabo Verde, em produtos de agropecuária e agró-indústria, para alavancar o seu desenvolvimento, PAICV transformou S. Norte, na região com a maior bolsa de pobreza a nível Nacional, os piores indicadores económico e social do país, e repulsiva, visto que tem perdido grande da sua população, para outros concelhos nomeadamente: Sal, Boa Vista, concelho da Praia e o exterior do país.

Para terminar, é importante sublinhar que o PAICV, além de não ter mural para falar, sobre a política de mobilização de água para agricultura, é um partido desatento.

 Pois, proferiu uma conferência de imprensa, atacando o governo de Cabo Verde, sobre a política de mobilização de água para agricultura, num momento em que este governo do MpD, já se iniciou as obras, de instalação do maior projeto de mobilização de água para agricultura do país, na localidade de Moia Moia, concelho de São Domingos e em Achada Ponta no concelho de Santa Cruz.

 Projeto que irá revolucionar o setor agrário em Cabo verde, mobilizando água para rega, através da dessalinização da água do mar, utilizado a energia renovável. No caso da dessalinizadora de Achada ponta é para disponibilizar água aos agricultores do concelho de Santa Cruz, principalmente os da bacia hidrográfica da ribeira seca, bem como os de São Lourenço dos órgãos. 

Projeto que visa mobilizar 10 850 m3 de água por dia, irrigar uma área de 1200 hectares de terreno, criar 19 200 empregos nos referidos municípios, a fim de transformar a agricultura numa atividade moderna, resiliente e sustentável.

Portanto, este é realmente o maior projeto, de mobilização de água para agricultura, alguma vez visto no país. Enfim este é o caminho certo, para o desenvolvimento da agricultura em Cabo verde.

Muito Obrigado!

13 de fevereiro de 2024.

David Gomes

Deputado Nacional e membro da Comissão Política Regional de santiago Norte.