Posicionamento do MpD São Filipe à conferência de imprensa do Presidente da República durante visita ao município

Monday, January 30, 2023

Convidamos a comunicação social para, em nome da diplomacia institucional, posicionarmos sobre a conferência de imprensa dada pelo mais alto magistrado da nação Cabo-Verdiana o Senhor Presidente da República de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves, no dia 27 de janeiro, sexta-feira, a desinformar a população de Cabo Verde, a ilha do Fogo e em particular, os munícipes de São Filipe numa tentativa clara de promover o seu presidente da CMSF, o Eng. Nuías Silva, que é considerado até hoje pelos munícipes como um presidente desastroso e populista.

O senhor presidente da república pelo cargo que exerce deveria ser mais idónea, mais imparcial, mais arbitro, mais moderador, mais honesto nas suas afirmações, como forma de evitar conflitos e promover a unidade, estabilidade e boas relações institucionais da República conforme reza a nossa Constituição e as demais leis da República que ele mesmo jurou perante o país que o iria cumprir com todo o zelo.

O Dr. José Maria Neves deve lembrar em todos os momentos e atos de que ele é o presidente da República de Cabo Verde e não o presidente do PAICV, muito menos deputado da oposição para estar sempre a fazer oposição ao MPD. Concordamos que ele tem o poder de dirigir as mensagens á Nação, mas estas, devem ser feitas com total imparcialidade.

Isto é para dizer que as suas afirmações proferidas durante as visitas às obras no município de São Filipe são falsas: 

- O Dr José maria Neves deveria informar os cabo-verdianos, em particular, os são filipenses, de que a Camara Municipal de São Filipe recebeu nestes dois últimos anos cerca de 600 mil contos das transferências dos Fundos, para alem das verbas dos contratos programas;

_O Dr José Maria Neves deveria informar os cabo-verdianos que o Estado 𝐫𝐞𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐢 𝐜𝐞𝐫𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝟏𝟓𝟖 𝐦𝐢𝐥 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐈𝐕𝐀 à𝐬 𝐂â𝐦𝐚𝐫𝐚𝐬 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐢𝐬, inclusive para CMSF;

- O Dr. José Maria Neves deveria informar os cabo-verdianos que as duas grandes obras da requalificação e asfaltagem da cidade de São Filipe que estão em curso, são investimentos de mais de 250 mil contos que de fato vão transformar a cidade, são exclusivos do Governo de Cabo Verde. Não desta camara municipal como fez passar.

- O Dr. José Maria Neves deveria informar os cabo verdianos de que as outras obras em curso no município de São Filipe, como a requalificação das praças do presidio e cruz dos passos, reabilitações de moradias são financiadas pelos fundos do Turismo e PRRA, que sao programas do Governo.

- O Dr José Maria Neves deveria informar os Cabo Verdianos que a construção da Escola do EBO de jardim e da reabilitação da escola do EBO de Italiano que ele visitou foram co-financiadas pelo Ministério da Educação.

Esperávamos a verdade do sr. Presidente da República e deveria incentivar o presidente da CMSF a trabalhar, a mobilizar recursos porque ele não é delegado do Governo.

Para terminar, dizer que o Governo de Cabo Verde tem primado pelo reforço dos recursos aos Municípios, pela descentralização, pelo diálogo com os Municípios e pela complementaridade entre o poder central e o poder local, que não havia durante os 15 anos da governação do Dr. José Maria Neves enquanto PM deste país, que não contribui em nada para que São Filipe tenha obras como agora.