Posicionamento do MpD Boa Vista sobre a má gestão dos recursos financeiros da Câmara Municipal da Boa Vista

Monday, August 26, 2024

A CPC do MpD da Boavista, tem assistido com perplexidade e estupefação, numa estratégia clara de vitimização, queixume, desresponsabilização e de tentativa de justificação antecipada do seu fraquíssimo desempenho, nestes 4 anos de mandato com a falta de recursos. 

Entretanto, terminou no passado domingo, a 32.ª Edição do Festival de Música da Praia d’Cruz (felizmente e ainda bem) que é o último ano do mandato da atual equipa camarária liderada pelo presidente viajador - Claúdio Mendonça, sob o signo da desorganização, do populismo, da incompetência e de má gestão dos recursos financeiros dos munícipes.

Replicou-se a receita dos últimos 3 anos com um número interminável de artistas convidados proveniente das ilhas e do exterior, com transportes, cachés, alojamentos e alimentação pagos sem poderem atuar, de entre outros.

Como vemos, mais uma vez, caiu por terra a falácia da falta de recursos financeiros utilizada desde o início do mandato, para justificar o desastroso desempenho desta equipa camarária, felizmente já em despedida.

Recursos abundam! O problema é que eles têm sido mal distribuídos e aplicados por uma equipa incompetente.

Sendo um ano pré-eleitoral e querendo a Câmara Municipal, prosseguir com a sua sanha populista, demagógica e de vã tentativa de compra de consciências, podia perfeitamente dispensar os munícipes do pagamento do acesso ao recinto, com a vedação, elemento importantíssimo de segurança, aliás, um dos maiores ganhos dos últimos anos e que devia ser preservado.

A ilha da Boavista, os Boa-vistenses e todos quantos a ela demandam, merecem e exigem mais respeito e melhor Gestão dos seus recursos, e não aceitam desculpas esfarrapas com a não atuação de Grandes Artistas (Como o Beto Dias & Grace Evora, que chegaram desde 3ª/4.ª feira), ou com problemas de transporte, mas sim por motivos de má organização, planeamento e incompetência da equipa camarária.

Uma palavra de apreço a todos os artistas que puderem atuar, de desculpas aos que tendo deslocado e cumprido o acordado não a puderem atuar. 

Concluir, solicitando ao Sr. Presidente que chegando ao final do seu mandato, na hora de despedida, em nome da boa transparência, visto que o dinheiro é dos contribuintes, apresente, com verdade, e sem delongas, os custos dos festivais, nomeadamente, de Santa Isabel e Praia d`Cruz (onde pelos valores apurados, ronda: 30+40 totalizando os 70 mil contos, num curto espaço de 2 meses), e as fontes de financiamento.

É hora de balanço, de prestar contas e de falar verdade do seu desempenho, cujo o balanco no nosso ver é tristemente negativo e a culpa é sua e somente sua.

Felizmente que estamos no fim do seu mandato.

Muito obrigada!!

Vicente Silva

Pres. CPC Boavista

26 de agosto 2024