Posicionamento do MpD às afirmações do PAICV sobre a gestão de águas das barragens

Thursday, January 19, 2023

Em reação às afirmações proferidas em conferência de imprensa pela Sra Carla Carvalho dirigente e deputada do paicv, o MpD vem esclarecer o seguinte:

  1. Pelas afirmações proferidas na conferência de imprensa, ficou bem patente que o paicv anda à procura de palco político, tentando tirar proveito político para atacar o Governo e tirar proveito político de um acontecimento natural, que é o ressurgimento de uma nascente na Ribeira de Flamengos.
  2. É preciso esclarecer que a água retida pela barragem saiu de uma nascente que ressurgiu na Ribeira de Flamengos. Pelo facto de ter chovido bem em 2022 nas zonas altas em Sta Catarina e S. Miguel e ter havido boa infiltração, os lençóis freáticos se recarregaram bem, o que combinado com as condições hidrogeológicas da região, fez com que uma corrente de água subterrânea tenha surgido e subido à superfície em forma de nascente, meses depois das chuvas. Trata-se de um fenómeno natural que, segundo técnicos, acontece noutras paragens. É um bom acontecimento e o MpD regozija-se com este facto e felicita os agricultores pela oportunidade de aproveitamento desta água.
  3. Acontece que o paicv apressou-se em vir tentar demonstrar a utilidade da infraestrutura, esquecendo-se de se referir que a mesma barragem esteve sem água desde a sua finalização em 2016, devido a precipitações insuficientes, o que demonstra as limitações à viabilização económica de barragens nos países de clima árido. A agora, convém realçar que o Governo já havia informado que a situação de funcionalidade e de reserva de água nas restantes barragens é a seguinte: 2 cheias (Principal e Canto de Cagarra), 2 parcialmente com água (Saquinho 20% e Faveta 45% e agora Flamengos com pouca água proveniente da tal nascente) e as restantes secas e sem água (Poilão e Figueira Gorda porque não houve cheias, Salineiro que mal localizado e Banca Furada também).
  4. O paicv insiste em acusar o Governo de desvalorização destas infraestruturas, ignorando ou desdenhando o facto de que é durante o mandato deste Governo que i) foi finalizada a própria barragem de flamengos, ii) foi construída a barragem de Principal, incluindo o sistema de adução para a irrigação (a única sem derrapagem financeira), iiii) foram construídos os sistemas de adução de água para a irrigação a partir das barragens de Faveta, de Figueira Gorda e de Tabugal, iv) foi feito o desassoreamento parcial da barragem de Poilão e v) foram recuperados os estragos na Barragem de Canto Cagarra em Santo Antão.
  5. O paicv queixa-se da dissolução pelo Governo da equipa que criara para a gestão da água da barragem de Poilão, esquecendo-se por completo que faz 4 anos que esta barragem não tem água, que a manutenção de uma equipa sem trabalho acarreta prejuízos financeiros, sem contar com avultadas dívidas acumuladas, durante o seu funcionamento na vigência da governação do paicv;
  6. O paicv vangloria-se de ter deixado as barragens como infraestruturas importantes para a resolução da problemática da água de rega em Cabo Verde, mas ignora e quer que as pessoas desconsiderem as irresponsabilidades e falhas associadas à construção de duas barragens que não detêm água a (Banca Furada e Salineiro) e a dezenas de furos improdutivos. Mas como não considerar a construção de infraestruturas não funcionais que acarretaram dívidas de cerca 2,2 milhões de contos sem nenhum benefício, que os Cabo-Verdianos vão ter de pagar?
  7. O paicv insiste em repetir o slogan de propaganda “abandono do mundo do mundo rural por este Governo”, desejando que assim fosse ou tentando criar esta perceção nas pessoas. Acontece que a população constata in locu e beneficia das estradas de penetração construídas no meio rural em  em todos concelhos, dos projetos hidroagrícolas de mobilização de água com energia fotovoltaica na maior parte dos concelhos, dos investimentos na dessalinização de água e extensão de redes, beneficiando a população rural, dos incentivos vários à produção agrícola e pecuária, dos programas de mitigação da seca e do reforço da resiliência das comunidades rurais, dos novos centros de saúde, da reabilitação das escolas, … (completar), etc. Investimentos feitos pelo Governo, não obstantes as crises vividas e provocadas pela seca, pela pandemia e agora pela inflação decorrente da guerra na Ucrânia.
  8. O paicv apressou-se a desdenhar e a amaldiçoar, desde o início, a linha de crédito de 300 mil contos em condições muito favoráveis para os produtores agrícolas e pecuários. Sabe que nunca teve esta iniciativa, pelo contrário, instalou práticas assistencialistas para perpetrar uma relação de dependência nas pessoas. Felizmente os produtores rurais têm respondido bem à iniciativa, apresentando várias dezenas de projetos para financiamento. Segundo apuramos, o Ministério da Agricultura avalizou tecnicamente quase todos os projetos apresentados e agora estão a ser analisados pelo sistema financeiro. O paicv sabe que se trata de um processo novo para todos, que por isso início não vai no ritmo desejado, mas é curioso como procura tirar proveito político de algo que nunca tentou implementar por razões meramente ideológicas.
  9. Em suma: estamos perante uma oposição de um partido à procura de palco político para afirmações falaciosas, ignorando propositadamente factos, com o único intuito de simplesmente desgastar o Governo. Vamos