Posicionamento da JpD sobre a situação da juventude da Boavista
Thursday, December 7, 2023
Hoje, a JpD – Boa Vista convoca esta conferência para abordar com clareza e franqueza, a atual gestão da Câmara Municipal da Boa Vista no que tange a esfera da juventude. Temos testemunhado uma gestão marcada por promessas vazias, falta de compromisso e infelizmente, uma notória discriminação para com a juventude Boavistense.
Nos últimos três anos, o mandato de Claudio Mendonça tem sido não só decepcionante, mas também um autêntico fracasso. A juventude, que era suposto ser o presente e o futuro da Boa Vista, tem sido constantemente deixada de lado, com falta de programas de capacitação, oportunidades de trabalho e iniciativas que incentivem a participação ativa na vida social e política do município. Os jovens Boavistenses sentem-se abandonados e ignorados por uma gestão danosa que disse que iria ser inclusiva e com o foco no desenvolvimento. Em vez disso, encontramos uma administração que vira as costas para os que mais necessitam de apoio, orientação e oportunidades.
Além disso, a gestão do PAICV sob a liderança de Claudio Mendonça tem se revelado prejudicial aos reais interesses do município. Sob este mandato, a Boa Vista está estagnada, particularmente em áreas cruciais para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Vamos aos factos:
Cláudio Mendonça Prometeu: Campos relvados para Estância de Baixo, Bofareira e Povoação Velha, reabertura do matadouro, postos de tratamento pós-colheita, novas tecnologias na agricultura, aquisição de tractores, grandes embarcações de 12 e 13 metros, instrumentos científicos aos jovens pescadores, casas de repouso em Derrubado, Esgata e Porto Ferreira, cais de pesca e locais adequados para o arrastamento de embarcações.
Lamentavelmente, até o momento, nenhuma dessas promessas foram honradas.
Ainda, Cláudio Mendonça prometeu infraestruturas modernas para o desporto, Condições para que todas as modalidades fossem praticadas, escolas para prática de desportos náuticos e apoios para os atletas desta modalidade em que temos muito talento, mas nenhum investimento da parte do edil.
Nos desportos náuticos nossos jovens têm tido sucessos por méritos próprios, esforços e muita dedicação, mesmo com as poucas condições e apoios oferecidos pelo edil e é vergonhoso como andam a usar as imagens dos mesmos para fins Políticos.
No domínio da tecnologia e conectividade, Mendonça prometeu praças digitais, um espaço onde a juventude poderia estar conectada à internet, mantendo-se atualizada e inserida no mundo digital. Este seria um passo significativo para a inclusão digital, mas até o presente momento, nenhuma destas promessas foram concretizadas.
E no tocante à habitação? Mais uma vez, o edil falhou. Embora tivesse prometido habitações dignas para os jovens trabalhadores da Boa Vista, a realidade é que pouco ou nada fez, e para acabar com as esperanças dos jovens uma das suas primeiras medidas como presidente foi o aumento dos preços dos terrenos em mais de 400% uma atitude que veio prejudicar ainda mais os jovens…
As poucas habitações construídas foram graças aos esforços incansáveis do governo. Para erradicar com as barracas e ainda, a Câmara Municipal, movida por interesses político-partidários, tentou criar obstáculos nesse processo, e depois de feito buscaram ganhar créditos. Parece que para esta gestão, a sede de poder e influência política pesa mais do que o bem-estar dos cidadãos que representa. A Boa Vista e seus jovens merecem muito mais do que promessas vazias, jogos de interesses e uma Câmara Municipal desnorteada.
Esta Câmara tem uma narrativa de que não há dinheiro, a verdade é que no ano passado o seu Presidente gastou só em viagens e estadias 8 mil contos, nas festas do Município de Santa Isabel foram gastas 22 mil contos, enquanto que para o Apoio aos Estudantes e Formação Universitária foram orçamentadas 2 mil contos, e no final foi investido 120 mil escudos, também o Apoio á rede local de Emprego e Empregabilidade foram orçamentadas 600 mil escudos e nada desse valor foi utilizado. Aqui podemos ver as prioridades da então liderança do Cláudio Mendonça.
Infelizmente, estes são apenas alguns exemplos de como a gestão de Cláudio Mendonça tem falhado não só com a população em geral, mas especialmente com a juventude. É inegável, A Boa Vista merece mais!
Termino deixando a seguinte mensagem,
Boavista merece uma liderança comprometida, eficiente, inclusiva e, acima de tudo, que honre suas promessas e compromisso. A Ilha e os seus cidadãos carecem de atenção, especialmente os jovens, que precisam de suportes e espaço para terem participação no presente e o futuro do município.
Muito obrigado.