Nota de Pesar pelo passamento de António Caldeira Marques

Wednesday, April 5, 2023

O Movimento pela Democracia vem pela presente expressar a sua solidariedade e pesar pelo passamento de António Caldeira Marques, um grande defensor da democracia e dos direitos humanos em Cabo Verde. Seu legado como advogado e ativista será lembrado por muitos, a sua luta pela justiça e pela libertação dos presos políticos será sempre valorizada.

Os nossos sentimentos também vão para a filha de Caldeira Marques, Eva Caldeira Marques, ex-Deputada Nacional, que seguiu os passos do pai e continua a lutar pelos direitos e liberdades civis em Cabo Verde. Que ela encontre conforto e força durante este momento difícil.

Que a memória de António Caldeira Marques continue a inspirar aqueles que buscam a justiça e a igualdade em Cabo Verde.

Ele foi um advogado e ativista político cabo-verdiano notável, sua atuação foi marcada pela coragem e determinação, facto que o fez merecedor da alcunha de "advogado sem medo" por sua postura destemida diante das injustiças.

Além da sua causa em prol dos direitos humanos, o percurso de Caldeira Marques também fica marcado de forma indelével pela sua luta contra o regime do partido único em Cabo Verde. Ele desempenhou um papel importante na libertação de presos políticos.

Caldeira Marques também teve uma carreira destacada na cultura, sendo autor da morna "Ponta do Sol" e de vários livros sobre o sistema judicial cabo-verdiano e suas lutas políticas. Seu último livro, intitulado "Os Bazófias da Independência", documenta sua nobre contribuição para a consolidação do sistema judicial cabo-verdiano.

Seu legado como advogado e ativista político é notável, e ele é reconhecido como uma das vozes mais importantes da luta por justiça e igualdade em Cabo Verde. Seu trabalho inspirou muitos outros a levantarem a bandeira contra a opressão e a lutar com determinação pelos direitos humanos em todo o mundo.