Nota de Pesar
Saturday, May 14, 2022
É com profundo sentimento de pesar e consternação que O Movimento para a Democracia tomou conhecimento do passamento de Orlando Vaz Tavares, no passado dia 13 de maio, em Portugal.
Natural de Santa Catarina, da localidade dos Engenhos, emigrou para Portugal onde se reformou como militar da Marinha e onde teve uma participação política muito ativa, tendo sido eleito por várias vezes Vereador e Deputado Municipal no Concelho de Oeiras. Todavia, sempre manteve uma ligação muito forte com Cabo Verde, quer através da nossa comunidade emigrada em Portugal, quer através de ações diretas junto de instituições cabo-verdianas.
Em Portugal, teve um papel fundamental no empoderamento das associações comunitárias cabo-verdianas, tendo sido dirigente da Associação Assomada que tem uma forte presença em Outurela, Oeiras.
Um homem de fino trato e de relações, usou das suas influências em Portugal, assumindo-se como autêntico “embaixador” de Cabo Verde e abriu as portas a muitos dos nossos municípios, nomeadamente os da Praia, São Domingos e Santa Catarina, para estabelecimento de parcerias com autarquias portuguesas como Oeiras, Cascais e Lisboa.
Igualmente, sempre esteve presente na vida política cabo-verdiana, tendo sido desde a primeira hora um verdadeiro militante da democracia e da liberdade. Foi militante do MpD e membro da Comissão Política do MpD em Portugal.
Nesta ordem de ideias, recordamos com pesar o homem de valores e princípios, que nunca se acomodou e colocou com entusiasmo as suas capacidades ao serviço de duas pátrias, uma que o viu nascer e outra que o acolheu, Cabo Verde e Portugal, respetivamente, dois países de povos irmãos, que Orlando Vaz Tavares com a sua singela contribuição ajudou no reforço dos laços de amizade.
Nesta hora de dor, o Movimento para a Democracia endereça à família enlutada as mais sentidas condolências.