MpD realiza Assembleia Constituinte da Associação de Autarcas Democratas do MpD (AD)

Friday, May 26, 2023

Ontem, 25 de maio, o Movimento para Democracia (MpD) realizou a Assembleia Constituinte dos Autarcas Democratas do MpD (AD) na Assembleia Nacional. O evento contou com a presença dos presidentes das câmaras e assembleias municipais do MpD, vereadores, líderes de bancada e eleitos municipais de todo o país.

A abertura da Assembleia foi feita pelo presidente do MpD, Dr. Ulisses Correia e Silva. Ele destacou a importância política e o valor da representação dos autarcas em um sistema no qual os presidentes das câmaras municipais e das assembleias municipais integram os conselhos regionais, ou seja, haverá um conselho regional em cada ilha. A perspectiva é que o sistema funcione de forma integrada.

O presidente do MpD afirmou que a criação dessa associação é um grande tributo aos autarcas do país, tanto do MpD quanto do PAICV e da UCID. Ele ressaltou que eles possuem o maior conhecimento em relação ao processo democrático em Cabo Verde.

Em resumo, a Assembleia Constituinte dos Autarcas Democratas do MpD teve como objetivo valorizar a representação dos autarcas e promover o funcionamento integrado do sistema de governança municipal em Cabo Verde.