Hospital Nacional de Cabo Verde - Um Marco para o Futuro

Tuesday, July 29, 2025

O Hospital Nacional de Cabo Verde (HNCV) prepara-se para sair do papel, marcando um ponto decisivo na história da saúde em Cabo Verde.

Após algumas tentativas de captação de financiamento, o Novo Hospital Nacional da Praia (HNCV) entra, finalmente, na fase inicial da sua construção, consolidando-se como um projeto estruturante e inovador e com potencial para transformar profundamente o sistema de saúde cabo-verdiano.

O investimento inicial ultrapassa os 180 milhões de dólares, sendo que os custos operacionais anuais devem rondar os 36,6 milhões de dólares, para a contratação de profissionais qualificados, aquisição de equipamentos de última geração, digitalização hospitalar e modernização dos serviços.

O impacto financeiro e social também deverá ser importante. Atualmente, Cabo Verde regista cerca de 900 evacuações médicas anuais para o exterior, a um custo superior a 3,5 milhões de contos.

Uma realidade que o HNCV deverá transformar atendendo às áreas de cardiologia, oncologia, orto-traumatologia e oftalmologia, que impulsionam as evacuações.

Com 118 camas, 30 gabinetes de ambulatório e 10 blocos cirúrgicos, distribuídos em 30.000m² de área coberta, o novo hospital terá um parque tecnológico de ponta com radiologia avançada, tomografia computorizada (TAC), ressonância magnética, aceleradores lineares para radioterapia, angiografia, braquiterapia e outros equipamentos destinados a diagnósticos e tratamentos especiais.

O HNCV foi idealizado para ser um centro de formação e inovação, com planos de capacitação contínua dos seus especialistas e uma aposta determinada na produção científica e introdução de novas práticas clínicas.

Reforço da Rede de Cuidados de Saúde

O anúncio desta obra aconteceu pouco depois da inauguração da Nova Maternidade e Pediatria do Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente — o maior projeto de saúde construído de raiz em Cabo Verde desde a independência.

O governo tem investido em três novos Centros de Saúde - Santa Maria, no Sal, São Lourenço dos Órgãos e Santa Catarina em  e reabilitação de nove unidades básicas de saúde, atendimento contínuo.

Na frente tecnológica os hospitais regionais e centros de saúde foram equipados com aparelhos digitais de raio-X e novas tecnologias para  realizar exames mais rápidos e precisos.

No Hospital Dr. Agostinho Neto foi instalada a primeira Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do país, capaz de receber pacientes críticos com recursos tecnológicos avançados, bem como o  

O serviço de Oncologia está ampliando o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer, enquanto o Centro de Investigação e Inovação promove pesquisa clínica, formação profissional e atualização dos protocolos assistenciais.

No Hospital Baptista de Sousa (Mindelo), o Centro de Diálise, para 35 pacientes, está impactando a qualidade de vida das pessoas com insuficiência renal crónica enquanto ao mesmo tempo que os serviços de Neonatologia, Endoscopia e Radiologia, ampliam o suporte à saúde materno-infantil e ao diagnóstico de diversas patologias.

Com a meta de construção do ambicioso Hospital Nacional de Cabo Verde, o Sistema Nacional de Saúde está criando as melhores condições para dar um salto qualitativo inédito na história de Cabo Verde.