Estado da Nação 2025

Monday, August 4, 2025

Reforço das conquistas e compromissos com o futuro

O debate sobre o Estado da Nação confirmou o que a maioria dos cabo-verdianos vêm sentindo - um país melhor, mais resiliente e preparado para o futuro. 

Num discurso com factos verificados e verificáveis, o Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva apresentou um Cabo Verde resiliente e otimista, que soube superar grandes dificuldades e retomar o ciclo de desenvolvimento que é a marca da governação MpD. 

De facto, apesar da propaganda que nega factos e distorce verdades, a realidade é que os cidadãos vivem hoje com melhor qualidade de vida e mais confiança no presente e no futuro.

A verdade é que, apesar dos retrocessos causados pela pandemia e pela guerra na Ucrânia, Cabo Verde mostrou força e resiliência e voltou a avançar. 

Nos últimos três anos, o crescimento médio anual foi de 9% e a previsão do Banco Mundial para 2025 é de mais um avanço sólido de 6%. 

O turismo deu um salto de 644 mil visitantes para mais de um milhão em 2024, com ganhos destinados à satisfação das diversas necessidades do Estado, das Autarquias e dos Cidadãos.

A dívida pública que chegou a picos muito elevados, está a descer e a previsão é de continuar a redução até abaixo dos 100% do PIB no próximo ano.

Crescimento com oportunidades e inclusão

Mais importante ainda é que esse desenvolvimento se tem traduzido em mais oportunidades e melhores condições de vida para a maioria dos cabo-verdianos.

O desemprego jovem caiu pela metade — de 41% em 2016 para 20% em 2024 — criando novas oportunidades para milhares de jovens.

O salário mínimo aumentou para 17.000$00 no setor privado e 19.000$00 na Função Pública, reforçando a dignidade e o poder de compra dos trabalhadores.

O Rendimento Social de Inclusão chegou a 46 mil famílias, com apoio direto a quem mais precisa. E o compromisso de eliminar a pobreza extrema já no próximo ano.

A inflação que era ameaçadora nos tempos mais duros da crise, já está controlada e estabilizada em torno de 1%, protegendo o bolso das famílias. 

As tarifas sociais de água e eletricidade aliviam o orçamento das famílias mais vulneráveis com 50% de desconto nas faturas. 

A Saúde foi reforçada com novas infraestruturas, incluindo a maior maternidade construída desde a independência. Com mais condições e melhor satisfação no atendimento e no tratamento.

O ensino básico e secundário tornou-se gratuito e incentiva a educação dos mais pobres. 

Os investimentos na habitação e acesso à energia estão a criar melhores condições de vida em todas as ilhas.

Cabo Verde continua a construir um futuro com menos obstáculos e mais oportunidades para que cada cidadão possa viver com dignidade e alcançar os seus objetivos.