Eleições internas marcadas para 16 de abril

Thursday, January 19, 2023

Na sequência da Deliberação da Direção Nacional do Partido que agendou a Convenção Nacional para os dias 26, 27 e 28 de maio e no cumprimento dos Estatutos do Partido, a Comissão Política Nacional esteve reunida na terça-feira, dia 17/01, e marcou a Eleições do Presidente do Partido e dos Delegados à Convenção Nacional para o dia 16 de Abril de 2023.

Foi também aprovado o cronograma do processo que regula todas as etapas do processo. 

Destes processos podemos destacar os seguintes marcos, que pensamos ser relevantes: 

  1. o processo tem início no dia 20 de fevereiro com a publicação dos cadernos eleitorais provisórios; 
  2. as candidaturas têm de ser apresentadas até 14 de março.

As eleições internas são sempre um momento alto dos partidos políticos por ser um ponto de balanço, de reflexão e de relançamento do partido, particularmente, para os partidos de génese democráticos como é o caso do MpD. 

Assim, esperamos que este processo, que vai muito além das eleições, seja um momento de afirmação da nossa identidade democrática, um momento de tolerância e de responsabilidade

É esperado também que este seja um momento de abertura do partido à sociedade, pois o MpD, pela sua dimensão e pelas suas responsabilidades, particularmente na governação tanto ao nível central, como local, tem sempre um impacto que ultrapassa os seus militantes, simpatizantes e amigos. O MpD tem um impacto nacional.

Pelo que convocamos os nossos militantes e convidamos a sociedade de uma forma geral a participar nas diferentes etapas deste processo: no debate, na partilha de conhecimentos e no processo de decisão, pois Cabo Verde precisa de um MpD cada vez mais forte, unido, inclusivo e aberto à sociedade.

O partido está a trabalhar a todo o vapor para garantir que todas as condições estejam reunidas para que possamos realizar a democracia interna, realizar a nossa dimensão institucional e projetar o MpD como a maior força política nacional.

A convenção vai ter 300 delegados distribuidos pelo pelos Municipios e pela Diaspora, cumprindo com os critérios estabelecidos nos estatutos do MpD.

Secretário-geral, 19/01/2023