
Conferência Internacional "Democracia: Um compromisso de Todos!"
Thursday, January 12, 2023
A conferência internacional "Democracia: Um compromisso de todos" realizada, ontem, dia 12 de janeiro, no salão de banquetes da Assembleia Nacional, no âmbito das atividades comemorativas do 13 de Janeiro promovidas pelo MpD e teve como objetivo debater a importância da democracia e seus desafios atuais. A conferência teve dois oradores de peso: Luis Filipe Tavares, Vice-Presidente do MpD e Hugo Soares, Secretário-Geral do PSD de Portugal, moderados pela Deputada Nacional Vanuza Barbosa. O evento, que teve o encerramento feito pelo Presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, contou com uma forte participação de todo o sistema MpD, de militantes, simpatizantes e amigos do partido e sociedade cívil .
O Painel 1, com o tema "13 de Janeiro: A sua importância na construção do Estado de Direito", foi apresentado pelo Vice-Presidente do MpD, Dr. Luis Filipe Tavares. Ele destacou a importância da data de 13 de janeiro para a história política do país e como ela contribuiu para a construção do Estado de Direito.
Já o Painel 2, com o tema "As Ameaças à Democracia", foi apresentado pelo Secretário-Geral do PSD, Dr. Hugo Soares. Ele discutiu as principais ameaças à democracia atual, incluindo a desinformação, a polarização política e a desconfiança nas instituições. Ele destacou a importância de se manter vigilantes e atuar de forma proativa para proteger a democracia.
A conferência internacional "Democracia: Um compromisso de todos" foi encerrada pelo Presidente do MpD, Dr. Ulisses Correia e Silva. Ele destacou os ganhos alcançados pelo país após o 13 de janeiro, incluindo a consolidação da democracia e o progresso económico. No entanto, Ulisses Correia e Silva alertou que a sociedade cabo-verdiana deve estar alerta em relação a discursos populistas, especialmente em momentos de crise.
Ulisses Correia e Silva afirmou o forte compromisso do MpD, enquanto partido que suporta o governo, em trabalhar para erradicar a pobreza extrema em Cabo Verde uma vez que a pobreza condiciona a liberdade das pessoas.
A conferência foi um sucesso e contribuiu para o enriquecimento do debate sobre democracia no país.