
“Cabo Verde precisa de um MpD focado para os próximos desafios” - Ulisses Correia e Silva
Sunday, October 16, 2022
O Ano Político de 2022/23 do MpD foi oficialmente aberto no sábado, dia 15 de outubro, na presença de mais de 1000 amigos, simpatizantes e militantes do partido, num grande evento convívio na cidade da Praia.
O evento contou com um programa rico em intervenções de dirigentes do MpD intercaladas com momentos culturais e de convívio entre dirigentes e militantes.
A primeira intervenção da tarde coube ao recém-eleito líder da JpD, Vander Gomes, que deixou as linhas gerais da atuação da juventude partidária durante o seu mandato.
O segundo momento político do evento ficou a cargo da Líder das Mulheres Democratas, Filomena Gonçalves, que destacou o facto do MpD ser um partido que sempre trabalhou para a emancipação da mulher cabo-verdiana, através de diversas políticas.
Alberto Mello, Coordenador da Comissão Política Concelhia da Praia, município anfitrião do evento, fez a terceira intervenção da tarde dando as boas-vindas a todos os presentes no evento, muitos deles vindos dos diversos municípios da ilha de Santiago. Alberto Mello fez algumas reivindicações, como aspetos que precisam ser trabalhados para a melhoria das relações com as bases e para o fortalecimento do partido.
O recém-eleito Líder do Grupo Parlamentar do MpD, Paulo Veiga, subiu ao palco sob uma forte ovação e fez o seu discurso enfatizando a necessidade de todo o sistema MpD estar cada vez mais coeso e unido para que possa ganhar os próximos embates eleitorais. O Líder da Bancada Parlamentar do MpD reafirmou o seu compromisso com o Presidente do Partido, demonstrando o seu engajamento, enquanto Líder da Bancada do MpD, mas também enquanto militante, para ajudar o partido a seguir todos os seus objetivos.
Luís Carlos Silva, que foi eleito há poucas semanas como o novo Secretário Geral do MpD, fez o quinto discurso político da tarde, um discurso vibrante, começando por fazer uma homenagem à sua antecessora, Dra. Filomena Delgado, agradecendo por todos os ensinamentos. Luís Carlos Silva ainda agradeceu ao Presidente do partido pela confiança depositada nele para assumir tão importante cargo. O novo Secretário-Geral do partido assumiu, perante uma bem composta plateia, o compromisso de fazer do seu mandato uma oportunidade para promover mais proximidade com a base, mais diálogo com as concelhias e com todo os demais órgãos do partido, tendo como fito preparar o partido para os próximos embates políticos. O deputado nacional e agora também SG do MpD mostrou-se motivado e confiante para exercer as suas novas funções e diz contar com todos nessa empreitada.
O momento alto do evento foi protagonizado pelo Presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, que se dirigiu ao púlpito sob uma grande ovação ao som do hino do partido. Com um discurso forte e de unidade, UCS dedicou a primeira parte do seu discurso a fazer algumas homenagens. A primeira homenagem foi para as várias gerações do partido que marcaram presença no evento, afirmando que “O MpD tem várias gerações que tornaram o partido uma realidade desde a declaração política de 1990. As várias gerações de dirigentes do partido são motivo de grande orgulho para todos os simpatizantes e militantes do MpD”. Filomena Delgado, destacada dirigente do MpD, mereceu também uma palavra de apreço durante o discurso de UCS - “O percurso da Mena mostra que o MpD sempre foi um partido pioneiro, uma vez que ela foi a primeira mulher presidente de um partido político em Cabo Verde. Filomena Delgado deixou recentemente o cargo de SG do partido, mas continuamos a contar com toda a sua experiência política acumulada ao longo dos vários anos em que esteve ao serviço do MpD e de Cabo Verde”. Ulisses Correia e Silva dirigiu algumas palavras de homenagem ao ex-líder do Grupo Parlamentar do MpD, João Gomes, “pela sua dedicação no combate político no Parlamento”.
Na segunda parte do seu discurso, o presidente do MpD afirmou que “as várias crises vividas pelo país nos últimos anos, nomeadamente a seca severa, a pandemia da Covid-19 e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia exigiram uma grande energia do governo suportado pelo nosso partido para manter o país estável, procurando sempre proteger os mais desfavorecidos”. Ulisses chamou a atenção de todos os simpatizantes e militantes do MpD afirmando que “Cabo Verde exige que o MpD esteja coeso, unido, forte e focado para ajudar o país a ultrapassar os desafios provocados pelas várias crises que têm assolado o país e o mundo.”
Na parte final do seu discurso, o Presidente do MpD falou sobre a eleição das várias Comissões Políticas Concelhias, cuja grande maioria renovou as respectivas equipas, através de eleições, faltando apenas alguns municípios do país. “As várias comissões políticas recentemente eleitas, bem como as várias câmaras municipais governadas pelo MpD estão completamente engajadas para promover o bom combate político”, afirmou UCS.
O ato de abertura do ano político 2022/23 foi transmitido ao vivo através da página de Facebook do partido e tendo sido assistido por centenas de internautas no país e na diáspora.