Balanço da Governação na Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago.

Friday, November 3, 2023

Como é sabido, nestes últimos três (3) anos, o Município do Tarrafal tem sido governado pelo PAICV, sob a liderança do Sr. José dos Reis e dos seus “camaradas” de partido, cujo modus operandi tem sido marcado por muitas ilegalidades, intransparências, incumprimentos, perseguições e desigualdades, resultando assim numa absoluta má gestão e dilapidação dos parcos recursos e ativos do município do Tarrafal.


Os acontecimentos que têm tido lugar no mandato do Sr. Presidente José dos Reis demonstram e elucidam a todos os Tarrafalenses o sentido e o significado real do slogan “mudar é preciso”, defendido pelo PAICV nas eleições autárquicas de 2020, para de forma subtil chegar ao poder e dar continuidade ao modelo de gestão empreendido no âmbito do Fundo do Ambiente e Projeto FICASE, entre 2011 a 2015, em que os responsáveis eram os mesmos que hoje estão à frente da Câmara Municipal do Tarrafal, que por motivos sobejamente conhecidos foram constituídos arguidos em processos-crime para justificarem o paradeiro de avultados montantes.

O estado do nosso município é bastante preocupante e os dados apontam para um autêntico retrocesso em todas as áreas, pois não se regista nenhum ganho estruturante no município, resultante do trabalho feito pelo Sr. Presidente José dos Reis. Se formos consultar a plataforma eleitoral deste, que ao nosso ver não passa de um panfleto ou uma propaganda enganosa, encontraremos um grande desfasamento entre a realidade e o que está vertida na dita plataforma eleitoral, uma vez que nem 10% do que está no documento está-se a ser cumprida.

Neste sentido, podemos dar alguns exemplos de incumprimentos por parte da equipa “mudar é preciso”, como é o caso dos “sete (7) campos relvados”, que até hoje não se concretizou nenhum, levando à degradação total do setor do desporto no município, que segundo os clubes e associações desportivas nada tem sido feito para o sector.

O projeto para a “asfaltagem das principais artérias do município e edificação de ruas pedonais” parece ser uma quimera, já que até ainda não se fez nada neste sentido e o Gabinete Técnico, comandado pelo Sr. Presidente José dos Reis, que deveria estar a trabalhar para a concretização deste projeto, está focado na promoção de negociatas, beneficiando alguns e prejudicando muitos. Inclusive sabe-se que alguns munícipes estão revoltados e já interpuseram ação no tribunal para fazer valer os seus direitos.

Nunca antes, a Câmara Municipal do Tarrafal esteve tão mergulhada em tantos problemas e envolvida em polêmicas e litígios judiciais. QUE VERGONHA!

O objetivo de “construir 200 casas de banho por ano”, possivelmente foi protelado para dar lugar aos festivais e às inúmeras viagens do Sr. Presidente José dos Reis ao exterior, que nada tem contribuído para o município.

O propósito da “criação da escola municipal do turismo”, seguramente foi esquecido, tendo em conta que até o momento não se vislumbra nenhuma ação neste sentido.

O projeto para a “urbanização turística de Achada Tenda e Ribeira das Pratas e construção de várias habitações”, certamente foi engavetado, para dar lugar a venda desenfreada e ardilosa de lotes de terreno, ignorando o compromisso assumido pelo Sr. Presidente José dos Reis na criação de espaços verdes e promoção de uma cidade ambientalmente sustentável.

Estes são alguns dos vários projetos constantes da plataforma eleitoral do PAICV que foram ignorados pelo Sr. Presidente José dos Reis, porque na verdade o projeto "mudar é preciso" não tinha e nem tem os Tarrafalenses no centro das suas atuações.

Além disso, os dados e os factos atuais apontam que o slogan “mudar é preciso” veio para proteger e dar guarida aos “camaradas” do PAICV e aos aliados do Sr. José dos Reis, prova disso são os escândalos que temos assistido ultimamente, e que são do conhecimento de todos os Tarrafalenses, relacionados com casos de desvio de dinheiro, roubo de equipamentos e materiais diversos, com o Sr. Presidente José dos Reis a fazer vista grossa aos casos mencionados acima, preocupando-se mais em estar nas redes sociais a tentar ameaçar e intimidar os seus adversários políticos, covardemente via perfil falso.

Os protagonistas do “mudar é preciso”, para além de serem incumpridores, vieram para desafiar as autoridades policiais e os tribunais, tanto que o protagonista principal, Sr. José dos Reis, recusou cumprir uma decisão judicial, obrigando os agentes da polícia nacional, na posse de um mandado judicial, a fazer a apreensão da viatura ST-70-UY da CMT, pelo facto do Sr. José dos Reis recusar pagar uma dívida que tinha para com uma empresa.

O defensor mor da propaganda “mudar é preciso”, neste caso o Sr. Presidente José dos Reis, tem gerido o município dentro de um quadro de muita intransparência, tendo em vista que tem anunciado financiadores, patrocinadores e parceiros de empreitadas e obras, cujos contratos e contrapartidas são desconhecidos pelos Tarrafalenses.

De igual modo, a equipa do "mudar é preciso" tem criado muitas complicações e incertezas na vida das pessoas em muitas localidades, tendo em conta que colocam-nas nos ditos trabalhos sazonais e não lhes pagam o devido valor pelo trabalho prestado, obrigando as famílias a humilharem-se e a baterem, vezes sem conta, à porta do Sr. Presidente José dos Reis, na tentativa de conseguirem os seus dinheiros devidos.

Tudo isso leva-nos a acreditar que a equipa "mudar é preciso" veio para unicamente ter efeito na vida do Sr. Presidente José dos Reis e dos seus ”camaradas" de partido, por isso reiteramos que o projeto “mudar é preciso” não passava de uma farsa para enganar os menos atentos e assaltar o poder no Tarrafal.

Para concluir, instamos ao Sr. Presidente José dos Reis que tenha a hombridade e a coragem de vir ao público esclarecer-nos sobre estas questões, sem se esquecer de um outro ponto polêmico que tem a ver com a promoção de pessoas do seu partido, através de pintura de imagens de alguns militantes do PAICV nos edifícios públicos, seguido de pintura de cor AMARELA nestes mesmos edifícios, a moda do PAICV, como se se tratasse da sede do partido.

Ficamos no aguardo destes esclarecimentos da parte do Sr. Presidente José dos Reis, acreditando que não irá fugir, mandando outras pessoas virem responder-nos, como tem sido hábito.

Apelamos ao Sr. Presidente José dos Reis que tenha a coragem de falar a verdade aos Tarrafalenses, sem se vitimizar, utilizando subterfúgios de que estamos a atacá-lo.

Da mesma forma, aguardamos ansiosamente pela reação do Sr. Presidente, fazendo votos que não venha socorrer das obras do Governo do MpD para justificar o seu fracasso à frente do município do Tarrafal nestes últimos três (3) anos.

Convidamos, igualmente, o Sr. Presidente José dos Reis a utilizar os canais próprios para falar a verdade ao Povo Tarrafalense, como tem sido o nosso apanágio, falar com frontalidade e com base em factos, sem recurso a nenhum perfil falso.

Conforme tínhamos dito no quadro do debate entre nós e o Sr. José dos Reis, o nosso compromisso com Tarrafal é inabalável, sob a premissa de que agora é o momento de retribuirmos aquilo que Tarrafal tem nos proporcionado e contribuído para que hoje sejamos aquilo que somos, por isso continuaremos firmes e determinados em lutar por Tarrafal e continuar a dar a nossa colaboração em prol do seu desenvolvimento.

Muito obrigado a todos.

Celso Ribeiro,

Deputado da Nação Eleito Por Santiago Norte – Tarrafal

Praia, 03 de Novembro de 2023.