Resposta a conferência de imprensa do PAICV sobre o projeto Little África Maio

Friday, April 12, 2024

O projeto “Little África Maio” é um grande projeto que, de certeza, irá contribuir grandemente no desenvolvimento do Maio, mas é um projeto privado.

No entanto, tendo em conta o interesse público e o interesse da ilha no sentido da efectivação deste projecto, o governo, enquanto poder público, tem criado todas as condições para sua materialização e atração de outros promotores turísticos para investimento na nossa ilha. 

Todos se lembram que já se aprovou a Zona Económica Especial do Maio (ZEEM) que tem como principal objetivo atrair investimentos privados para a ilha, como é o caso do Little África.

Portanto, existe uma visão, uma estratégia e um caminho percorrido até aqui no sentido da ilha do Maio deixar de ser um eterno potencial para passar a ser efectivamente um verdadeiro destino turístico.   

O PAICV, em contramão com este objectivo, quer unicamente fazer barulho e confundir a população, com foco unicamente no poder, não se importando com os objetivos da ilha e muito menos com os jovens que anseiam por um novo amanhã, uma nova oportunidade de emprego e de rendimento, quer unicamente perturbar este processo. 

Vão ao limite de atacar um promotor privado e um projecto que nada têm a ver com as querelas políticas nacionais, pondo em causa o potencial transformador do mesmo. Tudo em nome da sede de poder.

Salientar que o projeto está atrasado, sim! mas todos sabemos que o mundo passou por uma grande pandemia e o projeto, como muitas outras coisas,  teve que aguardar. 

Agora, também como muitas coisas, estamos perante a retoma do Projeto, para infelicidade da oposição que está com o credo na boca para não concretizar, mas para a felicidade dos Maienses e dos Cabo-Verdianos de uma forma transversal. Pois, o que interessa é o desenvolvimento da ilha; o que interessa são os postos de trabalho que tanta falta fazem; o que interessa é a chegada dos turistas que tanto ambicionamos.

O governo do MPD, tanto local como central, já deu provas, mais do que suficientes, de que os compromissos assumidos são para cumprir. Sempre foram compridos e continuarão a ser, pois o povo do Maio merece.

De 2016 a esta parte o governo reforçou parceria com todas as câmaras municipais e o Maio não foi exceção.

Gostaria de destacar aqui alguns dos feitos deste governo na nossa ilha:`

  1. Segunda fase do estádio municipal Dau de Segunda;
  2. Instalação de equipamentos no âmbito do projeto Melhoria do Diagnostico Médico (Projeto Belga) Equipado com RX e sistema de digitalização e impressão; Ecografia; esterilização; equipamentos de Laboratório; Equipamentos de Fisioterapia e Equipamentos de Urgência e Emergência. 
  3. Requalificação da avenida principal da Cidade de Porto Inglês;
  4. Requalificação da cidade do Porto Inglês;
  5. Requalificação de Calheta;
  6. Reabilitação Igreja Nª Srª da Luz (executado)
  7. Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais em Pedro VAZ (em curso). 
  8. Reabilitação de 152 Casas;
  9. Instalação de uma dessalinizadora de 600m3/dia, alimentada por energias renováveis;
  10.  Expansão do porto marítimo Porto Inglês;

Dizer ao PAICV que o “Conto do vigário” foi os 15 anos de governação do PAICV que abandonou a ilha à sua sorte.

Mais do que compromissos são as suas concretizações.

Temos longo caminho para percorrer mas já percorremos um grande caminho e sempre com a certeza que é necessário fazer cada vez mais e melhor.

Antonita Vieira

Deputada da Nação Maio