POSICIONAMENTO DO MpD, SOBRE A INAUGURAÇÃO DO TERMINAL DE CRUZEIROS

Friday, June 27, 2025

No passado sábado, dia 21 de Junho, São Vicente viveu um momento histórico com a inauguração oficial do novo Terminal de Cruzeiros do Porto Grande. Uma obra estruturante, pensada para colocar Cabo Verde — e, em particular, a ilha de São Vicente — no mapa dos grandes destinos internacionais de cruzeiros.

Este é, sem dúvida, um momento de celebrar São Vicente. Um momento de alegria e de profundo orgulho para todos os que amam esta terra. Porque o Terminal de Cruzeiros representa muito mais do que uma infraestrutura portuária — é um investimento no presente e no futuro da nossa economia, do nosso turismo e da nossa identidade como povo que sabe receber com excelência.

O novo terminal apresenta-se com valências modernas e funcionais, à altura dos mais exigentes padrões internacionais. O seu pontão tem uma extensão de 400 metros e uma profundidade de calado de 11 metros, o que permite a atracação, sem qualquer dificuldade, dos maiores navios de cruzeiro do mundo. Estamos, portanto, preparados para acolher turistas de todas as latitudes, com segurança, conforto e qualidade.

A gare marítima está equipada com todos os serviços necessários ao bom acolhimento dos passageiros e tripulantes. É um espaço moderno, eficiente e com capacidade para garantir uma experiência de entrada e saída fluída, segura e digna.

São Vicente ganha com esta obra!

Ganha dinâmica económica, porque o turismo de cruzeiros movimenta a restauração, o comércio, os operadores turísticos, os guias, os taxistas e muitos outros sectores.

Ganha visibilidade internacional, porque cada navio que aqui atracar é uma montra para o mundo.

E ganha, sobretudo, uma nova centralidade no contexto nacional e regional — como destino de excelência no Atlântico Médio.

Nos próximos dias, vamos receber o primeiro navio, dando início a esta nova etapa na afirmação de São Vicente como destino de cruzeiros de referência. Com confiança e ambição, abrimos as portas a novas oportunidades.

Quero aproveitar esta ocasião para rejeitar com firmeza todas as tentativas de lançar suspeições ou de retirar o mérito a esta conquista.

Todo o ruído que se quer introduzir é intencional e visa, claramente, tirar o brilho a uma obra que os sanvicentinos receberam de braços abertos — e a forte adesão popular à cerimónia de inauguração é prova clara e inequívoca disso mesmo.

O pedido de sindicância é mais um expediente usado para criar um facto político negativo à volta do Porto de Cruzeiros, na linha do que o PAICV tem feito em relação a todas as obras e realizações do Governo.

Infelizmente, o PAICV e alguns escribas ao seu serviço voltam a enveredar pelo mesmo caminho de sempre: insinuar, distorcer, levantar poeira. Tudo para tentar obscurecer uma obra que sabem que foi bem acolhida pelo povo e representa um marco para o desenvolvimento da ilha.

Mas não nos desviamos do essencial.

Estamos aqui para celebrar tudo o que é bom para São Vicente. Para valorizar o que nos une e projetar o futuro com confiança.

É tempo de celebrar a ilha e o seu futuro.

É tempo de celebrar São Vicente.

Muito obrigado.